MATÉRIAS


LIDERANÇA SAMURAI

A liderança tem estado à frente do pensamento de gerência desde o final dos anos 80, e todas as pessoas que ocupam um cargo de chefia precisam entender que nos dias de hoje, ser chefe não é o suficiente. Precisamos ser Líderes.
A concorrência, as mudanças de comportamento dos consumidores, as exigências cada vez maiores quanto à qualidade dos produtos e serviços oferecidos e o corre-corre diário, fazem com que as pessoas necessitem de um orientador, de um guia ou seja de um líder.
Acredito que o desafio para cada pessoa é o de desenvolver o seu estilo de liderança, baseado é claro, em alguns princípios.
Defendo a ideia que um líder é, primeiro de tudo uma pessoa comum com determinações extraordinárias. Reparem as pessoas de sucesso, os empreendedores, os grandes revolucionários, pessoas comuns como nós mas com uma determinação muito acima do que a grande maioria das pessoas.
Vale salientar também que só exercemos a liderança de uma maneira: Através dos exemplos, sejam eles positivos ou negativos. Na realidade são os exemplos que farão com que as pessoas se envolvam com o seu propósito. São os comportamentos de atendimento e vendas do líder que vão orientar os vendedores, são os comportamentos de gestão, de organização, de disciplina e honestidade do líder que vão servir de exemplo para todo o grupo.
Para que possamos ter um número muito maior de acertos do que erros neste caminho chamado liderança, sugiro que sigamos os conceitos passados pelos grandes líderes Samurais, que tinham como principais objetivos desenvolver pessoas e servir ao próximo (a palavra SAMURAI significa aquele que serve), para isso seguiam as 7 virtudes do BUSHIDÔ (Bushi=guerreiro/Dô=caminho) que era o seu código de ética, seu código de conduta, um verdadeiro código de honra que nos traz estas 7 fantásticas virtudes indispensáveis para qualquer pessoa que ocupa um cargo de liderança. Vamos a elas.

1 – GI = JUSTIÇA, INTEGRIDADE, RESPEITO.
2 – YUU = BRAVURA, CORAGEM, NÃO HESITAR DIANTE DO PERIGO.
3 – JIN = COMPAIXÃO, BENEVOLÊNCIA, PACIÊNCIA
4 – REI = CORTESIA, POLIDEZ, EDUCAÇÃO COM O PRÓXIMO.
5 – MAKOTO = SINCERIDADE, COMPROMETIMENTO, HONESTIDADE.
6 – MEIYO = HONRA, ÉTICA.
7 – CHUU = LEALDADE, CONSIDERAÇÃO, GRATIDÃO.

palestra de vendas, atendimento, motivação, liderança, eventos abertos e incompany


VOCÊ COLHE O QUE PLANTA  (Recebido de um amigo por email)


Certa manhã, uma mulher bem-vestida parou em frente de um homem sem-teto, que olhou para cima lentamente ... e reparou que a mulher parecia acostumada com as coisas boas da vida. O casaco era novo. Parecia que ela nunca tinha perdido uma refeição em sua vida. Seu primeiro pensamento foi: "Só quer tirar sarro de mim, como tantos outros fizeram ....”

"Por favor, Deixe-me sozinho!” Resmungou o homem... Para sua surpresa, a mulher continuou de pé. Ela estava sorrindo, seus dentes brancos exibidos em linhas deslumbrantes.

"Você está com fome?" , perguntou ela. "Não", respondeu sarcasticamente. "Acabei de voltar do jantar com o presidente .... Agora vá embora."

Sorriso da mulher se tornou ainda mais amplo.

De repente, o homem sentiu uma mão suave debaixo do braço. "O que você está fazendo, senhora?" , Perguntou o homem irritado. "Disse para deixar-me sozinho!"

Neste momento um policial chegou. "Existe algum problema, senhora?" Perguntou ele...

"Não tem problema aqui, Policial”, a mulher disse... "Eu só estou tentando ajudá-lo a ficar de pé ...” “Pode me ajudar?” O policial coçou a cabeça. "Sim, o velho João é um estorvo por aqui há anos”. “O que você quer com ele?" Perguntou o policial...

"Vê o restaurante ali?" , Perguntou ela. "Eu vou dar-lhe algo para comer e tirá-lo do frio por um tempo."

"Você, senhora, está louca?" O homem sem-teto resistiu. "Eu não quero ir para lá!” Então sentiu mãos fortes segurando os braços e levantá-lo. "Deixe-me ir, eu não fiz nada oficial ..."

"Não vê, esta é uma boa oportunidade para você", o oficial sussurrou em seu ouvido. Finalmente, e com alguma dificuldade, a mulher e o oficial levam João para o restaurante e o sentam à uma mesa em um canto do refeitório. Era quase quatorze horas, a maioria das pessoas já tinha comido o almoço e para jantar o grupo ainda não tinha chegado ....

O gerente do restaurante veio a eles e perguntou. "O que está acontecendo aqui, oficial? — O que é isso? — E este homem está em apuros?" "Esta senhora trouxe-o aqui para comer alguma coisa", respondeu o oficial.

"Oh! não, não aqui!" o gerente respondeu com raiva. "Ter uma pessoa como essa aqui é ruim para os negócios!”

O velho João sorriu com poucos dentes. "Senhora, eu lhe disse. Agora, você vai me deixar ir?. Eu não queria vir aqui desde o início." A mulher foi até o gerente da lanchonete e sorriu .. "O senhor está familiarizado com Harris & Associates?, empresa que fica a duas ruas daqui?

"Claro que eu sei", respondeu o gerente impaciente. "Eles fazem as suas reuniões semanais aqui e jantam no meu restaurante".

"E você ganha um monte de dinheiro fornecendo alimentos para essas reuniões semanais?" Perguntou a Sra...

"E o que importa para você?” — perguntou o gerente impaciente.

“Eu, senhor, sou Penelope Hernandez, presidente e proprietária da empresa. " — disse ela.

"Oh desculpe!” — disse o gerente...

A mulher sorriu de novo... "Eu pensei que isso poderia fazer a diferença no seu tratamento." Ela disse ao policial, que se esforçou para conter uma risada.

"Gostaria de fazer-nos companhia numa xícara de café ou talvez uma refeição, policial?" "Não, obrigado, senhora", respondeu esse. "Estou de plantão".

"Então, talvez, uma xícara de café para ir?" — disse ela.

"Sim, senhora. Isso seria melhor." — respondeu o policial.

O gerente do restaurante virou nos calcanhares como se recebesse uma ordem.

"Vou trazer o café para o policial imediatamente Senhora"

O policial observou-a de pé. E falou: "Certamente colocou-se no lugar", disse ele.

"Essa não foi minha intenção", disse a Sra. “...Acredite ou não, eu tenho uma boa razão para tudo isso. "

Ela se sentou à mesa em frente ao seu convidado para jantar. Ela olhou para ele ... "João, você se lembra de mim?"

O velho João olhou para seu rosto, no rosto dela, com seus olhos remelentos "Eu acho que sim - quero dizer, acho que é familiar."

"Olha João, talvez eu seja um pouco maior, mas olha-me bem," disse a Sra. .. "Talvez eu esteja mais gordinha agora ... mas quando trabalhava aqui há muitos anos atrás eu vim aqui uma vez, e por esta mesma porta entrei, morrendo de fome e frio." — Algumas lágrimas caíram por suas bochechas ..

"Senhora?" disse o policial, eu não podia acreditar no que estava presenciando, mesmo pensando como uma mulher como esta poderia ter passado fome.

"Eu tinha acabado de me formar na faculdade em minha cidade natal", disse a mulher. . "e vim para a cidade à procura de um emprego, mas não consegui encontrar nada...” Com a voz quebrantada a mulher continuou: “Quando eu tinha meus últimos centavos e entreguei meu apartamento, andava pelas ruas, sem ter onde morar, e foi em julho, estava frio e, quase morrendo de fome, quando vi este lugar e entrei, pensando numa pequena chance para conseguir algo para comer”. Com lágrimas nos olhos, a mulher continuou falando ...“João me recebeu com um sorriso.

“Agora eu me lembro", disse João. "Eu estava atrás do balcão de serviço. Ela se aproximou e perguntou se poderia trabalhar para comer alguma coisa."

"Você me disse que era contra a política da empresa." A mulher continuou.. "Então, você me fez o maior sanduíche de rosbife que já vi ... deu-me uma xícara de café, e fui para um canto para apreciar a minha refeição. Eu estava com medo que você se metesse em encrencas. Então eu olhei e vi você colocar o valor dos alimentos no caixa. Eu sabia que tudo ficaria bem. "

"Então você começou seu próprio negócio?" Disse o velho João.

"Sim encontrei um trabalho naquela mesma tarde. Eu trabalhei muito duro, e eu subi com a ajuda do meu Deus Pai. Tempos depois eu comecei meu próprio negócio, com a ajuda de Deus, ele prosperou .." Ela abriu sua bolsa e tirou um cartão. "Quando terminar aqui, eu quero que você faça uma visita ao Sr. Martinez. Ele é o diretor de pessoal da minha empresa e vai encontrar algo para você fazer nela.”

Ela sorriu. "Eu poderia até adiantar-lhe algo, o suficiente para que você possa comprar algumas roupas e arrumar um lugar para viver até se recuperar. Se você precisar de alguma coisa, minha porta está sempre aberta para você João."

Havia lágrimas nos olhos do idoso. "Como eu posso agradecer-lhe”, ele perguntou. "Não me agradeça" ela respondeu. "Deus da-lhe glória. Ele me trouxe para você."

Fora do restaurante, o policial e a mulher pararam e antes de ir embora ela disse: "Obrigado por toda sua ajuda!”. Em vez disso, o oficial disse: "Obrigado eu, que vi um milagre hoje, algo que eu nunca vou esquecer. E .... E obrigado pelo café. ".....

Que Deus te abençoe sempre e não se esqueça que quando jogamos pão sobre as águas, você nunca sabe quando ele será devolvido para você ... Deus é tão grande que pode cobrir o mundo com amor e tão pequeno para entrar em seu coração.

Quando Deus te leva à beira do precipício, confie nele completamente e deixe-se levar. Apenas uma outra coisa vai acontecer, ou ele segura quando você cair, ou vai te ensinar a voar!

Quando Deus fecha portas ninguém pode abrir e quando Deus abre portas ninguém pode fechar .. Se você precisa de Deus para abrir uma porta para você .... Compartilhe esta mensagem.

E lembre-se de ser uma bênção para os outros...


Abraços




TOLERÂNCIA ZERO

Os erros cometidos no atendimento, de uma maneira geral, são impressionantes pelo fato de simplesmente os vendedores, ou atendentes, não prestarem atenção ao óbvio.

Todos nós, com certeza, temos histórias desagradáveis quanto ao atendimento para contar, e o que preocupa é que é comum sermos atendidos como se o vendedor estivesse nos fazendo um favor.
A lista que segue mostra alguns dos principais erros cometidos no atendimento e na venda:

1. Você entra para comprar um produto que custa R$ 5,00 ( cinco reais ) e paga com uma nota de R$ 50,00 ( cinquenta reais ) e o atendente pergunta – Você tem menor? Estou sem troco.
Pergunto a você, de quem é a obrigação em ter o troco?

2. Você entra em uma loja e a pessoa pergunta –Deseja alguma coisa?
Claro que deseja, ou não teria entrado. Ou você acha que ela fez isso só para te perturbar?

3. Você pára em uma vitrine e pergunta o preço de um produto. Aí a resposta vem assim, - Este...é muito caro...
Aí eu tenho vontade de perguntar. Quem vai pagar, você o eu?

4. Você entra em uma loja e a “turma” está numa conversa animada, quando se pede uma informação percebemos claramente na postura do vendedor o seguinte: Cara não percebeu que está me atrapalhando?
Eu vou embora. E você?

5. Tudo que experimentamos na cabine fica “bonito” e “combina” com outra coisa.
 Eles acham que nós somos bobos e eu não percebemos que a sua única vontade é de nos empurrar qualquer coisa.
Não compro e, se compro, não volto.

6. Falar muito. Tem vendedor que fala desesperadamente, pensando que assim vai convencer o cliente.
Grande erro, assim o cliente só fica mais confuso.

7. Mudar de atitude depois de concretizar a venda.
Nós, como clientes, ficamos com a sensação de que dar um bom atendimento é necessário até comprarmos, depois, somos dispensáveis.


Senhores proprietários, cuidem do seu maior patrimônio, a sua empresa. Não é dela que sai todo o seu sustento? Então treine o seu pessoal. Se eles estão atendendo mal, a culpa é sua.

Senhores comerciantes, comerciários e leitores, termino deixando duas questões para reflexão:

• Vocês sabem o quanto vendem. Porém, vocês sabem o quanto estão deixando de vender por causa do atendimento incorreto?

• Será que só vai melhorar quando a tolerância for zero e comprarmos somente onde houver um bom atendimento?




CÓDIGO  DE DEFESA DO...

Em 11 de setembro de 1990 foi promulgada a Lei nº 8.078, contendo normas de ordem pública, tendo por finalidade maior resgatar a coletividade de consumidores do poderio abusivo dos detentores do poder econômico, intelectual, científico e tecnológico além de dotar a Constituição de 1988 de instrumentos adequados para o exercício do direito constitucional à justiça.
Nascia então o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, com 119 artigos distribuídos em 9 capítulos. Desse total, 18 artigos trazem a palavra INFORMAÇÃO. É sobre esta palavra que me prendo nesta coluna – INFORMAÇÃO.
Como consultor de empresas deparo-me constantemente com empresários que me contratam para um trabalho de qualificação de sua equipe de atendimento e vendas e que nunca tiveram a curiosidade de folhear o Código de Defesa do Consumidor, que nunca instruíram seus colaboradores sobre este instrumento tão importante, elaborado para proteger as relações de consumo em nosso país.
Em todo Brasil, a justiça está repleta de ações de clientes enfurecidos, desejando uma indenização por terem sido alvo de um fornecedor mal intencionado. Claro que, em alguns casos, existe a má fé do fornecedor, porém na maioria das vezes o erro ocorre pelo simples fato da falta de INFORMAÇÃO.
Os empresários deveriam entender que o processo de treinamento de seus funcionários é algo indispensável e muito lucrativo, que com qualificação profissional a empresa como um todo só tem a ganhar e que o conhecimento do Código de Defesa do Consumidor é indispensável no trabalho de desenvolvimento profissional. É muito comum entrarmos em um estabelecimento comercial e nos depararmos com uma vendedora bonita e simpática, pronta para nos vender, se houver o que queremos no estoque. Se sairmos um milímetro da relação comercial para a qual ela foi contratada, questionando, por exemplo, em que condições é testado o produto que estamos por adquirir, de maneira que não represente nenhum risco ao consumidor diante de sua efetiva utilização, decerto teremos um grande fracasso na concretização da venda – falta de INFORMAÇÃO.
Um bom exemplo é a questão da garantia dos produtos. Não temos dúvidas quando estamos diante de um produto fabricado e comercializado por gigantes do setor de eletroeletrônicos de que, no mínimo, teremos um ano de garantia. Mas um par de tênis de R$ 300,00 tem garantia?
Muito provavelmente a vendedora desconhece o disposto no art. 26, II do Código de Defesa do Consumidor, que determina o prazo de 90 dias para o consumidor reclamar defeitos em fornecimentos de serviços e produtos duráveis, a contar da entrega do serviço ou da aquisição do produto, porque não foi treinada – falta de INFORMAÇÃO.
Os fornecedores de produtos e serviços precisam aprender o que é certo e transmitir esse conhecimento para sua equipe. Só assim os consumidores terão algo em que confiar e os empresários irão experimentar uma redução considerável nos números de reclamações junto aos PROCON’s e, consequentemente, menos ações que podem estar levando uma boa parte de seus lucros.
A mensagem final de tudo isso é clara: Senhor empresário, utilize o Código de Defesa do Consumidor para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e para que em sua empresa não existam problemas de relação de consumo criados por você ou por seus colaboradores. E que o código para SUA EMPRESA possa ser o CÓDIGO DE DEFESA DO FORNECEDOR.
Boas vendas e muito sucesso!




O SUCESSO DO SAMURAI


Em todas as palestras que ministro, em qualquer “ canto, cantinho ou cantão” deste país, sempre me perguntam: Qual o segredo do sucesso? A resposta é rápida e objetiva – muito trabalho.


Percebo então, na maioria das vezes, um leve desapontamento por parte das pessoas. Será que elas esperam uma resposta do tipo: misture num caldeirão um pouco de... com um tanto daquilo...?

Muita gente espera uma receita mágica, uma fórmula, um elixir que, da noite para o dia, vai fazer com que acordem ricos e felizes. Mas se essa fórmula ou elixir existe, vai aí a receita:

INGREDIENTES:

METAS e DISCIPLINA
CRENÇAS POSITIVAS e ÉTICA
ATITUDES e CORAGEM

MODO DE PREPARO:


PRIMEIRO: Estabeleça metas, metas inteligentes – Mensuráveis ( quanto? ), Específicas

( o quê? ), Alcançáveis ( como? ), Significado pessoal ( por quê? ). Agora escreva em uma folha de papel todas as suas metas e o que é necessário fazer para alcançá-las.

SEGUNDO: Tenha muita disciplina para fazer o que é preciso e necessário para atingir suas metas – poupar, estudar, trabalhar mais horas por dia – seja o que for, tenha muita disciplina.

TERCEIRO: Acredite em você, no seu país, na sua empresa. Acredite nas pessoas, acredite que você é capaz. Henry Ford já dizia “ Se pensa que pode, ou se pensa que não ponde, de qualquer forma você está certo.”

Tenha ética, não “atropele” ninguém, respeite as pessoas, respeite a si mesmo, ajude os outros, propague o AMOR, tenha FÉ.

QUARTO: Tire o bumbum da cadeira, faça, não espere para começar, tenha atitudes positivas, tenha coragem de fazer o que é preciso. ANALISE – PLANEJE –MEÇA O RISCO, mas não fique paralisado.

Se você não o fizer, quem fará? Lembre-se: “ Coragem não significa ausência de temores – mas a capacidade de não se deixar paralisar por eles.”

POR ÚLTIMO: Acrescente a tudo isso uma grande alegria de viver – O SUCESSO com certeza vai chegar.


OBS.: Os samurais desenvolviam-se através do BUSHIDO (código de conduta) que é baseado em três pilares: DISCIPLINA, ÉTICA E CORAGEM


Desperte o SAMURAI que existe em você.




A RATOEIRA

Um rato, olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um grande pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda, advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha disse:
- Desculpe-me senhor Rato, eu entendo que isso seja uma grande problema para o senhor, mas não me prejudica e nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- .Desculpe-me senhor Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato se dirigiu à vaca. Ela lhe disse:
- O que senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não percebeu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que, para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha
O fazendeiro pegou o cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio ao funeral. O fazendeiro, então, sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Para pensar:
“Jamais imagine que o problema do outro não lhe diz respeito.
Principalmente no trabalho.
Lembre-se de que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre o risco.”





SOLUCIONANDO PROBLEMAS


“ Um monge estava para se aposentar e tinha que passar para outro o seu lugar e vários estavam querendo, então ele colocou todos em uma sala e disse:
- Aqui tem um vaso da dinastia Ming e vou colocar uma linda rosa dentro dele e ao lado coloco esta espada de samurai. Eis o problema: quem resolver será meu sucessor!
Um discípulo olhou as peças e disse:
- A rosa é a solução, pois ela exala o perfume e é linda, mas tem os espinhos e os espinhos fazem parte da beleza, pois tanto amamos quanto machucamos. A dor e o amor estão próximos.
O monge não respondeu nada.
Outro discípulo olhou e disse que estava no vaso pois nós somos assim, por dentro temos que estar abertos a aprender e por fora firmes para suportar o calor, etc.
E o monge não respondeu nada.
Outro discípulo olhou a espada do samurai e disse:
- Esta espada é a solução. Nela reside as batalhas, umas ganhamos, outras perdemos.
E ele não respondeu nada.
Outro então pegou a espada de samurai, desembainhou-a, olhou para o vaso da dinastia Ming, contemplou a rosa e seus espinhos dentro do vaso e desfechou um golpe, quebrando o vaso raríssimo e despedaçando a rosa.
O mestre falou:
- Este é meu sucessor.
- Por quê? - perguntaram.
- Porque não importa a beleza do problema, quantos anos tenha, o quão raro possa ser, que bem tenha feito a você. Mas é um problema e precisa ser resolvido.”
Não deixe para amanhã a solução dos problemas de sua empresa. Resolva-os, pois quanto mais tempo ele permanece, mais dinheiro você vai perder.





SEM VENDAS NADA ACONTECE

Recentemente participei de um seminário com vários palestrantes onde o tema principal do evento era GESTÃO INTELIGENTE. Vários temas importantes para uma gestão eficaz foram discutidos. Diversas ferramentas e técnicas de gestão moderna foram apresentadas com a intenção de qualificar os empresários, gerentes e executivos presentes. Porém, um fato me chamou a atenção! Todos os temas abordados referiam-se a como administrar melhor nossas empresas, e tenho que confessar, as matérias apresentadas foram de altíssimo nível e de muita valia para todos nós que nos aventuramos de uma maneira profissional a “tocar” um negocio neste país. Mas como falei, um fato me chamou a atenção. Estávamos no segundo e último dia do evento e até então nenhum dos grandes profissionais presentes havia falado sobre vendas. Foi então que abordei os organizadores e solicitei a mudança do tema da minha palestra que era OS FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO para SEM VENDAS NADA ACONTECE. Após algumas perguntas e uma boa conversa, consegui a permissão.
Comecei a apresentação fazendo as perguntas que agora faço a você leitor:
• De que adiantam as mais modernas e eficazes ferramentas e técnicas de gestão, se sua empresa não vender?
• De que adiantam os profissionais de gestão altamente qualificados, se você não tiver uma poderosa estratégia de vendas ?
• De que adianta ter uma empresa, escritório, loja, consultório, clínica, seja o que for, bem montado, bonito e moderno se o seu pessoal de atendimento e vendas não tiver a capacidade de vender seus produtos e serviços?
A resposta foi unânime. NADA. E é verdade meu caro leitor, SEM VENDAS NADA ACONTECE. O que você vai administrar se não tiver vendas? Prejuízos, dívidas, preocupações e bem provavelmente o encerramento de suas atividades. Então, além de se preocupar em como fazer para modernizar seu negócio, como melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, como reduzir custos, como fazer para ter colaboradores motivados, preocupe-se também em criar estratégias poderosas de vendas, em qualificar sua equipe de atendimento e vendas, em formular peças publicitárias de qualidade. Fazendo isso, com certeza você terá o que administrar e dinheiro em caixa para investir.
Vale lembrar que as empresas que mais crescem e dão lucros, no mundo inteiro, são empresas que investem maciça e inteligentemente em estratégias de vendas e em qualificação de sua força de atendimento e vendas.
Muito sucesso e boas vendas.





O PAPEL DO LÍDER NO SUCESSO EMPRESARIAL


A liderança tem estado à frente do pensamento de gerência desde o final dos anos 80, e agora quase todas as pessoas que ocupam cargos de chefia são exortados a serem líderes também. Simplesmente ser chefe não é o suficiente para as empresas, e isto é difícil por em prática, sendo, como é, tão exigida.
Acredito que o desafio para cada pessoa é o de desenvolver o seu próprio estilo de liderança, baseado é claro, em alguns princípios, para que não corra o risco de se tornar um "chefe mal", achando que está exercendo o papel de líder.
Defendo a idéia que um líder é, primeiro de tudo, uma pessoa comum com determinações extraordinárias. Reparem as pessoas de sucesso, os empreendedores, os grandes revolucionários, pessoas comuns como todos nós mas que possuem uma determinação muito acima do que a maioria das pessoas, que faz com que elas não desistam de seus objetivos nas primeiras dificuldades e problemas, que sempre aparecem. Outras características são comuns a estas pessoas como por exemplo: ética, coragem, disciplina, respeito ao próximo e principalmente, o fato de serem pessoas que desenvolvem pessoas.Os líderes fazem com que tenhamos a coragem de ser melhores, eles despertam o que temos de mais produtivo e eficaz, e não cometem dois erros comuns às pessoas que pensam ser líderes e na verdade são a figura patética do gerente decadente e mal visto por todos os colaboradores, que são: tratar os colaboradores com as filosofias cenoura ou bastão. A primeira consiste em recompensar as pessoas por seus esforços e metas atingidas através de jantares, eletro-eletrônicos, prêmios em dinheiro, esquecendo que desta maneira motiva-se apenas os que ganham o prêmio. Os que ficam de fora sentem-se menosprezados e tendem a ter uma produção pior. A segunda consiste em punir o culpado por algum erro, abstendo-se o líder da responsabilidade do feito. O líder sabe que todo sucesso alcançado é resultado do empenho de toda equipe, e que o fracasso é responsabilidade única dele mesmo.
Temos como maior exemplo de liderança de todos os tempos Jesus Cristo, e não estou mencionando a parte religiosa - esta nem é preciso comentar. Como líder este Homem foi capaz de recrutar doze pessoas comuns e transformá-las em líderes, que transformaram outras pessoas em líderes, que transformaram outras em líderes..., e assim, a cada dia, seus ensinamentos são levados a milhares de pessoas em todo o mundo. O maior de todos os ensinamentos deste grande líder foi servir, servir e servir. É isto o que faz um grande líder.
Despeço-me deixando um pensamento de Emerson.

" Confie nas pessoas e elas serão fiéis a você, trate-as com grandeza e elas se apresentarão grandes."
Emerson




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